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Os "Status de Pedidos" servem para notificar ao cliente qual a situação atual do pedido e poder enviar informações através de um e-mail automático sempre que o status do pedido é alterado.
O sistema possui 5 status padrões, são eles: "Aguardando pagamento", "Pago", "Enviado", "Concluído" e "Cancelado". Esses status já vem programados na loja virtual e possuem mensagens padrões, você pode personalizar os status atuais alterando as informações e até mesmo adicionar novos status conforme sua necessidade, exemplo: "Em fabricação", "Separação no estoque" e etc...
Sempre que adicionar novos status é importante que mantenha o status "Aguardando pagamento" em primeiro lugar na ordem dos status. Exemplo:
Nas mensagens automáticas de status, existem tags que podem ser utilizadas, exemplo, se você adicionar a tag "[nome_cliente]" o sistema substituirá pelo nome de seu cliente.
Para editar as mensagens de status de pedido, acesse o Painel de Administrador de sua loja e vá no menu "PEDIDO>STATUS":
Clique no botão "Editar" (indicado pelo ícone de um lápis) ao lado do status do pedido que deseja editar:
Na nova janela que vai abrir marque a opção "Enviar E-mail", você verá mais abaixo a mensagem padrão que o sistema envia quando você muda o pedido para esse status, lembrando que cada tag será automaticamente substituída pela informação real de cada pedido:
Segue abaixo a descrição de cada tag:
Você pode configurar o status "Enviado" para enviar o "Código de Rastreamento dos Correios". Para isso, siga os passos abaixo:
1 - Acesse o Painel de Administrador de sua loja, vá no menu "PEDIDO>STATUS", após clique no botão "Editar" (indicado pelo ícone de um lápis) ao lado do status do pedido "Enviado":
Na nova janela que vai abrir, no campo "Dados p/ Envio do E-mail para o Cliente", escreva uma frase de sua preferência inserindo a tag "[numero_correios]" e após clique no botão "Salvar Dados". Veja um exemplo de como pode inserir a frase:
"Olá, [nome_cliente]. O seu pedido de número [numero_pedido] realizado em nossa loja teve o status alterado para [status_pedido]. O código de rastreamento do seu pedido é [numero_correios]. Você pode acompanhar o envio acessando o site: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento.
Atenciosamente, Equipe [titulo]."
Após realizar essa configuração, é só ir no menu "PEDIDO>CONSULTA/ALTERAÇÃO" e alterar os status dos pedidos para "Enviado". Vai abrir um campo para você inserir o "Código de Rastreamento", assim o sistema enviará de forma automática um e-mail para o seu cliente com o código e as demais informações que você inseriu no e-mail do status do pedido "Enviado":