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Status de pedido

Para que serve o status do pedido?


Os "Status de Pedidos" servem para notificar ao cliente qual a situação atual do pedido e poder enviar informações através de um e-mail automático sempre que o status do pedido é alterado.

O sistema possui 5 status padrões, são eles: "Aguardando pagamento", "Pago", "Enviado", "Concluído" e "Cancelado". Esses status já vem programados na loja virtual e possuem mensagens padrões, você pode personalizar os status atuais alterando as informações e até mesmo adicionar novos status conforme sua necessidade, exemplo: "Em fabricação", "Separação no estoque" e etc...





Sempre que adicionar novos status é importante que mantenha o status "Aguardando pagamento" em primeiro lugar na ordem dos status. Exemplo:

  • Status: Aguardando pagamento = Ordem: 1
  • Status: Pago = Ordem: 2
  • Status: Em fabricação = Ordem: 3




Quais são as "tags" que podem ser usadas nos e-mails de status de pedido?


Nas mensagens automáticas de status, existem tags que podem ser utilizadas, exemplo, se você adicionar a tag "[nome_cliente]" o sistema substituirá pelo nome de seu cliente.

Para editar as mensagens de status de pedido, acesse o Painel de Administrador de sua loja e vá no menu "PEDIDO>STATUS":





Clique no botão "Editar" (indicado pelo ícone de um lápis) ao lado do status do pedido que deseja editar:





Na nova janela que vai abrir marque a opção "Enviar E-mail", você verá mais abaixo a mensagem padrão que o sistema envia quando você muda o pedido para esse status, lembrando que cada tag será automaticamente substituída pela informação real de cada pedido:





Segue abaixo a descrição de cada tag:

  • [numero_pedido]: Essa tag adiciona o número do pedido no e-mail de status;
  • [cpf_cnpj]: Essa tag adicionará o CPF/CNPJ do cliente;
  • [nome_cliente]: Essa tag adiciona o nome do cliente;
  • [forma_pagamento]: Essa tag adiciona o nome da forma de pagamento que o cliente escolheu no pedido;
  • [cep]: Adiciona o CEP que foi inserido no pedido;
  • [rua]: Nome da rua ;
  • [numero]: Número da casa (endereço);
  • [complemento]: Adiciona o complemento do endereço, caso o cliente tenha preenchido;
  • [bairro]: Bairro informado no pedido;
  • [cidade]: Cidade informada no pedido;
  • [estado]: Estado informado no pedido;
  • [data_cadastro]: Data que o pedido foi realizado;
  • [ip]: IP do cliente que realizou o pedido;
  • [numero_correios]: Insere o código de rastreio dos Correios;
  • [itens]: Exibe a listagem de produtos comprados;
  • [conta_bancaria]: Exibe os dados da conta bancária caso o cliente opte pela transferência/depósito bancário;
  • [logo]: Exibe o logotipo inserido no menu "loja/Layout";
  • [titulo_ou_banner]: Exibe o banner inserido no menu "LOJA>LAYOUT" (apenas alguns templates possuem essa opção), caso não tenha banner selecionado, exibirá o título da loja;
  • [titulo]: Exibe o título da loja;
  • [banner]: Exibe o banner inserido no menu "LOJA>LAYOUT" (apenas alguns templates possuem essa opção);
  • [nome_cliente]: Exibe o nome do cliente;
  • [numero_pedido]: Exibe o número do pedido;
  • [status_pedido]: Exibe o nome do status do pedido.

Como configurar o envio do código de rastreamento dos Correios no e-mail de status do pedido?


Você pode configurar o status "Enviado" para enviar o "Código de Rastreamento dos Correios". Para isso, siga os passos abaixo:


1 - Acesse o Painel de Administrador de sua loja, vá no menu "PEDIDO>STATUS", após clique no botão "Editar" (indicado pelo ícone de um lápis) ao lado do status do pedido "Enviado":





Na nova janela que vai abrir, no campo "Dados p/ Envio do E-mail para o Cliente", escreva uma frase de sua preferência inserindo a tag "[numero_correios]" e após clique no botão "Salvar Dados". Veja um exemplo de como pode inserir a frase:


"Olá, [nome_cliente]. O seu pedido de número [numero_pedido] realizado em nossa loja teve o status alterado para [status_pedido]. O código de rastreamento do seu pedido é [numero_correios]. Você pode acompanhar o envio acessando o site: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento.

Atenciosamente, Equipe [titulo]."






Após realizar essa configuração, é só ir no menu "PEDIDO>CONSULTA/ALTERAÇÃO" e alterar os status dos pedidos para "Enviado". Vai abrir um campo para você inserir o "Código de Rastreamento", assim o sistema enviará de forma automática um e-mail para o seu cliente com o código e as demais informações que você inseriu no e-mail do status do pedido "Enviado":